sábado, 4 de fevereiro de 2012

MEMBROS DO TERÇO DOS HOMENS FAZEM VIZITA A SERRINHA NESTE DOMINGO


O grupo do Terço dos Homens, estão combinados para fazer caminhda na manhã deste domingo 05 de fevereiro, saindo da imagem de Sant'Ana, no bairro Santa Rosa, as 6:00hs da manhã, para subir a serrinha e melhorar trilha de acesso, convidamos as pessoas que interessarem fazer esta caminhada para acompanhar o grupo nesta aventura.

Ministério Público dá prazo para prefeitura retirar a cor verde dos prédios públicos


NOVA CRUZ/RN

Nem o pórtico escapou da cor verde

A cor verde utilizada nos prédios públicos pelo prefeito Flávio Azevedo, de Nova Cruz, poderá leva-lo a um processo por Improbidade Administrativa. Isso porque o Ministério Público da Comarca de Nova Cruz, através do Promotor de Justiça, Pedro Lopes, moveu uma Ação Civil Pública por Improbidade Administrativa com ressarcimento de danos ao erário.
Qual o motivo? A cor dos prédios públicos municipais, que possuem a cor do seu partido político. O verde, cor do PMDB, dos bacuraus, é agora sinônimo de preocupação para o prefeito, que tem 10 dias úteis para apresentar os documentos atinentes a aquisição de insumos e ao pagamento de mão–de-obras utilizados em pinturas dos prédios e logradouros públicos do município.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

ANIVERSARIANTE DO DIA


Amiga Neuza,
quero dizer-lhe hoje o quanto sua vida é importante e de como ainda tens a realizar na busca da sua felicidade.
Sempre quis e quero o melhor para você, mais para isso você deve continuar em suas lutas e jamais deixar-se abater pelas dificuldades e problemas, afinal eles existem para que provemos a nós mesmos do quanto somos capazes de sair vitoriosos.
Não há como esquecer as pessoas que nos conquistam e que estão sempre presentes em nossos pensamentos.
Agradeça a Deus hoje pela sua vida e que ele continue a lhe dar coragem, energia e força para seguir adiante em sua jornada.
De coração um feliz aniversário, sem se esquecer do quanto você é um grande ser humano capaz de realizar grandes feitos.
Tenha fé em si mesma, pois é o mesmo que caminhar ao lado do Pai Celeste, ele lhe deu dons e qualidades para que você as desenvolvesse em favor dos outros e também de si mesmo.

Parabéns Amiga!!!  Feliz Aniversário.
Washington Luiz Junior.

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTANA DO MATOS INICIA HOJE 03/02 TRABALHOS DE 2012





A Câmara Municipal de Santana do Matos/RN, que tem como seu presidente Vereador Erinaldo Florêncio, do Partido Trabalhista Brasileiro( PTB ), está iniciando os trabalhos ordinários hoje sexta-feira (03/02). A primeira sessão do ano será iniciada as 19 horas, horário regimental, e além dos nove vereadores, receberá também a presença do Prefeito Francisco de Assis Silva, do Partido Socialista Brasileiro-PSB, que fará a leitura da sua mensagem anual para 2012. O Presidente da casa, Erinaldo Florêncio, faz convite a toda população para comparecer a Câmara e acompanhar o início dos trabalhos desta legislatura. Na mensagemn anual, o Prefeito Assis Silva, deverá fazer um balanço da sua administração e apresentar as metas que estão traçadas para 2012.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Nelter acompanha Rosalba em sobrevôo a Serra de João Vale e espera autorização para estrada da Serra de Santana

edson.com

Na próxima semana a governadora do estado, Rosalba Ciarlini (DEM), vai marcar um dia para sobrevoar de helicóptero e vistoriar as obras na Serra de João do Vale, em Jucurutu. O trabalho inclui os serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação asfáltica em tratamento superficial duplo e sinalização rodoviária numa extensão de dezenove quilômetros.

Rosalba estará acompanhada do deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) e do diretor do DER/RN, Demétrio Torres. Na oportunidade, a chefe do Executivo estadual pode autorizar a estrada ligando São Tomé a Cerro Corá. Segundo Torres, o recurso já está no estado e espera iniciar o trabalho em março.

De acordo com o deputado Nelter, que tem sido o grande batalhador por esses empreendimentos para o Seridó, a interligação entre as regiões Potengi e Seridó facilitará o desenvolvimento da economia local, principalmente na Serra de Santana composta pelos municípios de Bodó, Cerro Corá, Florânia, Lagoa Nova, Santana do Matos, São Vicente e Tenente Laurentino Cruz.

Afonso Bezerra é o primeiro município da região central a implantar o serviço de endoscopia digestiva na rede pública de saúde local.

A prefeitura municipal de Afonso Bezerra/RN implantou nesta quarta feira dia 01 de fevereiro do corrente mais cinco serviços especializados no município, o prefeito Jackson Bezerra contratou uma equipe médica composta de um Gastro para realizar endoscopia, cirurgião geral, Proctologia e cirurgia vascular como também um oftalmologista no centro de saúde Dr. Clovis Avelino, a população que estava presente agradeceu ao prefeito pelo o grande avanço na saúde local, na oportunidade a secretaria de saúde Maria Margarete comunicou que está contratando um psiquiatra para atender aos pacientes portadores de transtornos mentais.
Vejam fotos do atendimento em endoscopia.


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Governo vai pagar atrasados de 2010 a produtores de Leite do RN

O governo do estado vai pagar a última parcela atrasada do Programa do Leite (referente ao ano de 2010 – do Governo Wilma e Iberê) na próxima semana. Produtores receberão cerca de R$ 1,3 milhão. O governo ainda não sabe quando quitará a dívida com as usinas. A expectativa era saldar o débito ainda em 2011, mas não houve disponibilidade financeira, explica Ronaldo Cruz, diretor da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), vinculada a secretaria estadual de Agricultura e Pesca. O governo sentará com os donos de usinas para fechar o calendário de pagamento nas próximas semanas. Ainda não há data para isso.

Cerca de 2,5 mil produtores e 22 usinas fornecem leite para o programa. Cerca de 115 mil famílias são beneficiadas pelo programa. O governo começou a atrasar o pagamento, que é quinzenal, na antiga gestão. A nova gestão parcelou a dívida e voltou a pagar as quinzenas.Segundo Ronaldo, o governo acaba de pagar a primeira de dezembro de 2011. A segunda deve ser paga até quinta. O pagamento referente a janeiro, segundo ele, só deverá ser feito quando Sistema Integrado de Administração Financeira do governo federal (Siafi) permitir, “o que deverá ocorrer no final de fevereiro”. Além dos pagamentos referentes a 2012, resta pagar cerca de R$ 3,3 milhões aos donos de usinas. “Diante das dificuldades enfrentadas optamos por pagar primeiro aos produtores para depois pagar as usinas. Queremos quitar esta dívida. Havíamos até levantado a possibilidade de pagar em duas e não em mais vezes, mas precisamos discutir novamente”, afirma Ronaldo.

Fonte: Tribuna do Norte

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

AÇÃO DE CIDADANIA PROMOVIDA PELO GOVERNO DO ESTADO RESULTOU EM MAIS DE 530 ATENDIMENTOS

A Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão, órgão da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC), faz a Ação Cidadã em Santana do Matos e leva serviços básicos e essenciais, de forma gratuita, a população. A caravana da Cidadania atuou no sábado (28/01), de 08 às 14:00h, atendendo a população na Câmara Municipal com serviços essenciais e básicos de emissão de CPF, plastificação de documentos, fotografias (3X4), Xerox, e emissão de carteira de trabalho (DRT). Com grande presença da população local, a equipe da Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão (CODACI), totalizou 536 atendimentos. Foram emitidas 48 Carteiras de Trabalho e 130 CPFs (Cadastros de Pessoas Físicas). Estiveram presentes cinco servidores da CODACI com a coordenação da técnica Jacinta de Sousa Lima Pereira. A presença da equipe da CODACI levando serviços essenciais e básicos a municípios do interior do Estado não contemplados com as Centrais do Cidadão acontece todos os meses, sempre levando em consideração a demanda existente nas cidades visitadas.

COM INFORMAÇÕES DA SEJUC.

ANIVERSARIANTE DO DIA


Companheiro Zé Benedito, Costumamos dizer que amigos de verdade são os que estão ao seu lado em momentos dificeis... Mas não! Amigos verdadeiros são os que suportam a tua felicidade! Porque em um momento dificil qualquer um se aproxima de você. Mas o seu inimigo jamais suportaria a sua felicidade!neste dia tão importante na sua vida, quero lhe desejar um Feliz aniversário, Muitos anos de vida, saúde e muita Paz. PARABENS!!!!!.
Washington Luiz Júnior.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

UMA VISITINHA RÁPIDA


O Vereador Washington Luiz, visitou o monte de nossa Senhora das Graças em Florânea.

Monte das Graças

O monte de Nossa Senhora das Graças teve sua origem do sonho de um frade de nome Otavio em 1946, o qual sonhou com uma menina que dizia existir num dos montes da cidade de Florânia, um milagre. Que era o seguinte: numa época de secas nesta região, a menina que viajava com os pais retirantes, afastou-se deles perto do monte, entretendo-se na procura de frutas de cardeiro, um cacto muito abundante no local, para alimentar-se, como não soube mais voltar morreu de fome e principalmente de sede no alto da serra.

O frade veio procurar o monte, que no sonho tinha como marco uma cerca cortando-a ao meio, justamente a divisa das terras dos fazendeiros João da Mata Toscano e Francisco Assis do Amaral, outro sinal era uma frondosa umburana, em cujo tronco, a menina – santa estava enterrada até a cintura com uma fruta de cardeiro na mão. Esta Umburana serviu de ponto de partida para a comprovação dos milagres ocorridos no local. Esta árvore exalava um perfume santo, daí as pessoas passaram a utiliza-lo como remédio, usando as suas folhas e cascas para curar doenças, mediante votos feitos pelos fiéis.



A utilização desta umburana teve uma repercussão tão abrangente, que com o decorrer do tempo foi destruída. Hoje dela só resta parte do seu tronco como relíquia santa e marco religioso, o mesmo está preservado dentro de uma dependência denominada “casa dos milagres”, destinada a guardar objetos trazidos pelos romeiros, representando votos feitos pela população religiosa.

Ao chegar a cidade o frade procurou o vigário Ambrosio Silva e pediu-lhe apoio. Este acompanhou-o até o local, juntamente com o sacristão Abílio Córdula. Lá foram outras vezes, sendo que no momento que encontraram o corpo da santa-menina, o frade quis fazer o trajeto sozinho. Decorrido algum tempo foi enviado a nossa cidade, um vulto semelhante ao da menina achada pelo frade. Com a chegada desta imagem, a cidade toda correu extasiada, o povo queria comprovar, observando se a menina-santa parecia com seus familiares, outros até queriam furar o corpo da menina-santa com alfinetes para saber se sangrava.

Devido a vários tumultos os Padres acharam por bem enviar a dita imagem para um local desconhecido. Em 1998 no cinqüentenário da festa do Santuário das Graças foi encontrada a imagem da santa-menina em meio aos objetos do Cônego Estanislau Piechel em sua residência, onde foi exposta no local do Milagre, e encontra-se ate hoje. No local do aparecimento do milagre foi escolhida para ser cultuada a imagem de Nossa Senhora das Graças.

O frade Otavio antes de voltar aconselhou o dono das terras, no caso o Sr. João da Mata Toscano, a construir uma capela no local do milagre. Para o trabalho de construção da capela toda a comunidade colaborou, como não existiam estradas para o local, o material usado foi usado pelos romeiros que incansavelmente subiam varias vezes ao local, levando telhas, tijolos e outros material. Pessoas da época contam que as veredas que davam para o monte mais pareciam formigueiros, de tanta gente subindo e descendo o local.

Em 07 de dezembro de 1947, foi celebrada a 1ª missa pelo Cônego Ambrósio Silva, no monte de Nossa Senhora das Graças sob a umburana. Prosseguida a construção da capela ao ser concluída foi celebrada a 1ª missa em 07 de Dezembro de 1948, a partir de 1949, a festa de Nossa Senhora das Graças ficou sendo festejada a 27 de Novembro, por este dia de ação de Graças ate nossos dias a data da festa e preservada.

Constantemente as pessoas seguem em romarias para pagar promessas e fazer orações no alto do monte, soltam fogos, rodeiam a capela de joelhos, rezam novenas e outras manifestações de fé.

O saudoso Padre José Dantas Cortez, incentivou muito as romarias para o monte das graças, celebrando missas, retiros, novenas, reuniões ou prestando serviços e melhoramentos no santuário.

A fé do povo não tem fronteira. Quanto mais tempo passa,é retratada através de fatos e graças alcançadas. Atualmente o Monte encontra-se muito bem estruturado para romarias e peregrinações com um centro de treinamento e reflexões, as estações, estrada calçada, um horto, a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, local para celebrar missas campais, eletrificação e água encanada.

O monte de Nossa Senhora das Graças não é apenas uma das ilustres páginas da história de Florânia, como também e referenciado e enaltecido como ponto turístico da cidade e do RN.

JA PENSOU SE ESSA MODA PEGAR EM SANTANA DO MATOS, SERÁ GASTO MUITA TINTA








Prefeito de Pedro Avelino deverá pagar com recursos próprios pintura de prédios públicos

O promotor Márcio Diógenes identificou que o prefeito de Pedro Avelino, Élson Batista de Trindade, usou a pintura de prédios públicos para difundir as cores do PSB, partido ao qual o gestor é filiado.
“As cores que identificam o partido político (Partido Socialista Brasileiro – PSB), ao qual encontra-se filiado o atual Prefeito Municipal de Pedro Avelino, senhor Elson Batista da Trindade, são as cores vermelha e amarela, conforme se verifica no site eletrônico “psbnacional.org.br”, e que estas mesmas cores, neste exato momento em que se avizinha o período de campanha eleitoral, foram aplicadas na pintura de toda a fachada da Prefeitura Municipal de Pedro Avelino, na Praça Sete de Setembro e em outros prédios públicos”, escreveu o promotor na recomendação.
O membro do Ministério Público recomendou que o prefeito pague, com recursos próprios, as pinturas de todos os prédios que foram pintados com as cores do PSB

ANIVERSARIANTE DO DIA


Amigo Edilima, hoje é um dia todo especial... Hoje é o seu aniversário Um dia em que você dá mais um passo Para novos caminhos e conquistas, Um dia marcante em sua coração. Saiba que você é uma boa parte da minha vida A parte de alegrias. Você me ajudou a sorrir E hoje desejo não só um sorriso seu Mas um grito de felicidade. Desejo que você Ainda dê muitos passos E conquiste seus objetivos, Pois capacidade para isso Não lhe falta. E que você tenha sempre A felicidade em seu olhar Não só neste dia Mas em toda sua vida. E é com todo carinho e sinceridade Que eu te digo: Parabéns Meu Amigo!!! e Feliz Aniversário.

PT de Santana do Matos se reuniu neste sábado com a Pré Candidata Ionara Celeste(PSB)

edson.com

PARTIDO DOS TRABALHADORES – PT

Diretório Municipal

Santana do Matos/RN

Nota de Esclarecimento

O Partido dos Trabalhadores – PT, de Santana do Matos/RN, reuniu-se no dia 24 de dezembro de 2011, onde naquela oportunidade fora discutida a resolução nº 001/2011 referente ao pleito Eleitoral 2012, como é de conhecimento de todos. Nesta oportunidade o nosso Pré candidato a Prefeito LELO retirou a sua candidatura a este cargo, deixando seu nome a disposição do partido como os demais companheiros: Luiz Soares, Valdir e Luíz Cado, para serem avaliados pelo partido a comporem a chapa de vice- prefeito de um dos dois Pré candidatos a qual estamos ainda avaliando a melhor proposta política. Naquela mesma oportunidade, o partido decidiu ouvi os dois Pré Candidatos, o que eles teriam de propostas concretas e viáveis em caso de uma aliança.

Diante do exposto sentamos neste sábado(dia 27/01/12) com a Pré candidata que representa a atual administração, Ionara Celeste(PSB), onde a mesma não só reconheceu a nossa importância para a atual administração, como também para uma futura gestão. A mesma deixou claro que o Partido dos Trabalhadores, não só pode mas deve escolher o Vice de sua chapa caso seja confirmada esta aliança. Também foi posto que haveria uma participação em uma Secretaria Municipal, da qual teríamos autonomia financeira para realizarmos políticas públicas e sociais voltadas para coletividade santanense, com base nos princípios do partido dos trabalhadores.

Informamos que a Executiva do PT, nos próximos dias irá conversar com o Pré candidato a Prefeito o Empresário Raimundo Miguel Filho “Mundoca”(PDT), o qual iremos ouvi-lo como fizemos com a prefeitável Ionara, o que ele tem de concreto em caso de uma aliança com o PT, e os demais partidos do arco de aliança a nível nacional e local. Após ouvi-los o partido irá no momento certo decidi qual será a melhor proposta política, com certeza vamos avaliar democraticamente respeitando a opinião de cada companheiro militante, levando em conta o espaço que poderemos ter em uma das duas Candidaturas. Para finalizarmos queremos deixar claro que o Partido dos Trabalhadores – PT de Santana do Matos, não tem tendência por nenhuma candidatura, haja vista que somos independentes politicamente e que as posições aqui são partidárias e não pessoais, desta vez o PT não abre mão da escolha do vice, e que seja escolhido pelo partido e não alguém indicado dentro dele por outro partido, concluiu o Presidente do Partido o Sr. Valdir Tomaz Pereira.

Meteorologistas preveem chuvas fortes e irregulares no trimestre

rio_mossoro_no_centroA Emparn divulgou, na última semana, em sua sede na capital, a previsão da quantidade global de chuvas para o período de fevereiro a abril nas microrregiões do Estado.

De acordo com os estudos climatológicos da empresa estatal, as análises das condições oceânicas e atmosféricas, e os resultados dos modelos numéricos e estatísticos de previsão climática indicam maior probabilidade para as categorias em torno da média histórica de chuvas este ano.

Segundo projeções oficiais anunciadas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), sediada na capital do Estado, durante o período compreendido entre os meses de fevereiro e abril de 2012, o Rio Grande do Norte manterá um acúmulo de precipitações variando entre 309,2mm e 569,6mm.
A análise da Emparn é reforçada por um estudo apresentado nessa semana pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que destaca um detalhe importante.
Segundo o Inmet, a grande irregularidade na distribuição espacial e temporal das precipitações resultará na ocorrência de chuva forte num curto espaço de tempo no decorrer deste trimestre.

A Emparn destaca que a região do Vale do Açu poderá absorver um volume global de 419,6mm de chuvas no decorrer do trimestre.

Os dados correspondentes à previsão de precipitações pluviométricas para o Vale do Açu fazem parte do levantamento que abrange todas as regiões do Estado.

Além dos 419,6mm prognosticados para o Vale do Açu, o levantamento anunciado pela Emparn traz idêntica projeção para outras partes do Rio Grande do Norte.

O gráfico elaborado pela Emparn ficou assim distribuído:
Macaíba, 569,6mm;
Umarizal, 561,9mm;
Litoral Nordeste, 552,8mm;
Pau dos Ferros, 550,7mm;
Natal, 522,7mm;
Serra de São Miguel, 515,5mm;
Médio Oeste, 486mm;
Mossoró, 479,6mm;
Litoral Sul, 444,5mm;
Chapada do Apodi, 441,7mm;
Seridó Ocidental, 428mm;
Serra de Santana, 415,3mm;
Seridó Oriental, 396,3mm;
Macau, 373,4mm;
Angicos, 339,4mm;
Agreste Potiguar, 331,9mm;
Baixa Verde, 317,8mm;
Borborema Potiguar, 309,2mm.

Fonte:O mossoroense