quarta-feira, 1 de junho de 2011

PRÉDIO DA ESCOLA MUN. PROFESSORA MARIA LETÍCIA ESTÁ EM PÉSSIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO


Ano Passado uma comissão de Vereadores composta pelos Edis Washington Luiz, Erinaldo Florêncio e Magnos José, receberam denuncias de pais de Alunos, alegando que o Prédio da Escolinha estava bastante deteriorado, Os Vereadores resolveram faser uma visita a Escola e contataram vários problemas na estrutura do Prédio, cobertura por ser bastante antiga está comprometida,linhas caibros, ripas e telhas, alem da intalação eletrica bastante danificada, era um gambiarra total , cobertura e estalação Eletrica, na Época a Diretora era Conceição que recebeu muito bem a comissão de Vereadores. Pronunciamentos, Requerimentos, foram feitos aprovados pela Câmara enviados ao Chefe do Executivo e ao Sec. Mun. de Educação mas nem uma solução foi tomada buscando uma reforma e melhoramento para a Escolinha, ainda na época o Vereador Naldinho requereu através de ofício a presença do Corpo de Bombeiros para fazer uma avaliação dos problemas, o Corpo de Bombeiros de Caicó veio e averiguou os problemas, em seguida mandou para o Executivo e para a Câmara Municipal, um laudo técnico onde pedia a interdição do Prédio e mostrava os riscos enfrentados todos os dias por Professores, Alunos e Funcionários, nem uma providência foi tomada por parte do Município. Novamente os Vereadores estão recebendo denuncias de Pais, de que a Escola continua com os mesmos problemas, a cada dia ficando mais comprometida a estrutura do telhado, certo dia desabou telhas em uma classe quese vitimou um professor e seus alunos. Não há dúvida no que estamos postando nessa matéria pois é esse o apoio dado aos Prédios Escolares de nossa Cidade, dessa forma o município vem a cada ano perdendo Alunos por não haver uma politica de incentivo para atrair os Alunos e aumentar as matriculas, o que resta é o prédio a cada dia mais sucateado, se alguem duvidar visite a Escola Professora Maria Letícia. Se Alguem quiser fazer alguma defeza com relação a esta matéria o espaço está aberto neste blog.

CONCLUIDO A PAVIMENTAÇÃO DA RUA QUE DAR ACESSO AO ALTO DA BOA VISTA



Como sempre o Vereador Washington Luiz, que faz oposição ao Governo Municipal, vem através deste blog Agradecer em nome dos moradores do Bairro Alto da Boa Vista a conclusão da pavimentação da Rua que dar acesso ao Bairro, partindo da Rua João Jota da Silva até a Rua Cicero Ovídio de Azevedo, pois este sonho era muito antigo e hoje se tornou realidade, o Alto da Boa Vista, foi beneficiado pela atual Administração pois 70% de suas Ruas já estão pavimentadas a paralelepipado, Como Vereador de Oposição sempre falo nos meus pronunciamentos que critico bastante, cobro as necessidades, reivindico nos momentos oportunos, procuro fazer oposição com responsabilidade, defendendo os direitos dos mais humildes, mostrando ao Executivo suas falhas, e tentando resolvelas; Mas parabenizo quando é realizado beneficios para melhorar a qualidade de Vida de nossa população, o Bairro Alto da Boa Vista hoje conta com dois acessos pavimentados. A parede dos Caldeirões ligando a Rua Suetônio Azevedo no Bairro Santa Luzia, foi outro sonho realizado.

Garibldi diz que não vota na mesma chapa

O ex-vereador Garibaldi Guimarães [PP], de Santana do Matos, que nas duas últimas campanhas municipais apoiou e votou nos candidatos Edivaldo Guimarães e nas mais recente em Lardjane Ciriaco, agora é secretário de obras do prefeitura santanense após a saída de Paulo Bezerra.
De acordo com Garibaldi Guimarães, desde a campanha passada que recebeu convite do prefeito Francisco de Assis Silva “Assis da Padaria” [PSB] para integrar sua equipe de secretários e substituir Paulo Bezerra.
“Tivemos em embates políticos em lados opostos, mas sempre fui amigo do prefeito, o que não causou qualquer divergência para que viesse assumir o cargo. Aliás, se houvesse, acredito que o prefeito não tinha nem feito o convite para que eu viesse a ser secretário”, ressalta.
Em relação a campanha eleitoral do próximo ano, Garibaldi Guimarães disse que já deixou claro que se doutor Edivaldo Guimarães for candidato, seu apoio e voto será dele.
“Se repetir a chapa da campanha passada eu nem apoio e nem voto mais. Só votei na passada, porque o vice foi Júnior, filho de doutor Edvaldo, se tivesse sido Luiz Cadó, como queriam, eu não votava como disse em diversas reuniões antes da formação da chapa”.
Seu líder político, garante Edvaldo Guimarães, éo médico Edvaldo, mas continuar apoiando e votando em Lardjane “é o que não dá mais mesmo”, atesta.
Daqui para frente, salienta Garibaldi, vai concentrar em sua nova função, pois “substituir Paulo Bezerra não será fácil pelo grande trabalho que realizou, mas estou aqui por acreditar na administração de Assis da Padaria, cuja administração é uma das melhores e vem fazendo o nosso município se desenvolver muito nesesses últimos anos”.
Fonte: Jornal Central, edição de 28 de maio de 2011

Os homens vão rezar em Florânia

Robson Pires

No próximo dia 21 de agosto de 2011 acontecerá na cidade de Florânia, na Casa da Mãe, a maior concentração de homens que rezam o terço da história do Rio Grande do Norte. E para isso, a Paróquia de São Sebastião está realizando uma grande mobilização.

PROGRAMAÇÃO

7h às 8h: Acolhimento no Centro de Estudos e Reflexão Dom Heitor de Araújo Sales, no alto do Monte das Graças. Na oportunidade será oferecido café da manhã aos participantes.

8h: Celebração da Santa Missa, concelebrada por todos os padres do Zonal II e demais padres presentes.

10h: Palestra: A importância da oração do terço na vida dos homens.

10h40: Intervalo.

11h: Troca de experiências sobre as atividades desenvolvidas pelos GOTHs presentes.

11h40: Entronização do SS. Sacramento, reza do terço, bênção do Santíssimo Sacramento e despedidas.

12h30: Almoço de confraternização (os que desejarem almoçar deverão marcar na sua ficha de inscrição. O valor do almoço será de R$ 7,00)

Aos que desejarem, a Paróquia oferece um kit como lembrança do Encontro (Manual do Terço dos Homens; CD com 14 músicas que falam do terço dos homens e um terço). O material custa R$ 15,00.

As inscrições serão gratuitas e deverão ser encaminhas até o dia 31 de julho para:

Paróquia de São Sebastião de Florânia

Praça Padre José Dantas Cortez, SN

59335-000 Centro – Florânia – RN

Tire suas dúvidas pelo telefone: (84) 3435-2702

segunda-feira, 30 de maio de 2011

ACDS OU CLUBE MUNICIPAL ? PATRIMÔNIO DA SOCIEDADE EM RUINAS

Fachada do Clube




Um dos renomados clubes do interior do Estado, a Associação Cultural e Desportiva Santanense(ACDS) de Santana do Matos, continua no mais completo estado de abandono. Um patrimônio da sociedade que vale uma fortuna em ruínas.

O fotógrafo colaborador do blog, adentrou ao local e ficou estarrecido com a situação em que se encontra aquele que no passado foi um clube de referência no interior do Rio Grande pela realização de grandes festas, como a festa de Padroeira que era realizada todos os anos.

A ACDS que já foi palco de atrações como baile de debutantes, formaturas, festas de vaquejadas, de Pdroeira, concluintes do ensino médio, diplomação de políticos eleitos, encontros políticos, e tantos outros eventos, hoje com toda sua estrutura se deteriorando pela ação de vândalos e do tempo.

Enquanto isso, a cidade necessita de espaço para realização de tais eventos citados acima. Muitos Santanenses cobram a necessidade de se resgatar aquele espaço para que este volte a ser útil a sociedade. Não é possível que em uma cidade carente de espaço para realização de ventos, tenham uma estrutura daquela abandonada. Algo precisa ser feito urgente.

A PROCURA DE UMA LUZ



Moradores do Pa. Palestina, reclamam a falta de apoio do Prefeito deste Município com a comunidade, pois o assentamento Palestina tem uma população de apróximadamente 500 habitantes, são 97 famílias acentadas e mais de 20 agregadas, filhos e filhas que deixaram a casa dos pais, se casaram e resolveram construir suas casas visinho aos seus familiares, todos sofrem a noite com a escuridão pois iluminação nas vilas só em noites de lua, á mais de 4 anos atrás o Prefeito mandou colocar iluninação pública nos postes, um poste outro não, poucos dias depois a COSERN desligou, pois quer que a prefeitura invista na instalação de mais um fio de retorno e coloque medidores, normas da empresa, mas faltou vontade politica do gestor que até hoje mas de quatro anos se passaram e nem uma providência foi tomada, o Vereador Washington Luiz, já perdeu as contas de quantos pronunciamentos fez, em rádio, no plenário da Câmara Municipal, e desenas de requerimentos foram aprovados e enviados ao Executivo mas nada valeu. Vamos continuar insistindo, criticando e cobrando para que haja sencibilidade da autoridade Chefe do Poder Executivo, para consequir realizar este sônho, que não é só do Vereador, mas sim de todos os moradores das palestinas. é vergonhoso pois juntando as duas vilas já que as luminárias estão colocadas um poste outro não, são aproximadamente 25 lampadas. Queremos através deste blog. Mostrar a realidade e pedir providências lenbrando que os palestinos merecem ser atendidos.

Ivan Junior assume o comando do PP no Rio Grande do Norte

Robson Pires

O prefeito de Assu Ivan Júnior (na foto) assumirá a presidência do diretório estadual do Partido Popular (PP) no Rio Grande do Norte. Decisão tomada em comum acordo com o vice-prefeito de Natal Paulinho Freire e o primeiro-damo Carlos Augusto Rosado.

A direção do PP ainda foi oferecida ao esposo de Rosalba Ciarlini. Ele declinou do convite. Achou que Ivan seria uma alternativa de fortalecer a legenda.

O PP também deixa pertencer ao grupo do vice-governador Robinson Faria e será aliado de Rosalba e Carlos.

domingo, 29 de maio de 2011

A PRESIDENTA FOI ESTUDANTA?



A presidenta foi estudanta?

Uma belíssima aula de português.

Foi elaborado para acabar de vez com toda e qualquer dúvida se tem presidente ou presidenta.

Será que está certo?

Acho interessante para acabar com a polêmica de "Presidente ou Presidenta"

Repassando, gostei da aula,

A presidenta foi estudanta?

Existe a palavra: PRESIDENTA?

Que tal colocarmos um "BASTA" no assunto?

Miriam Rita Moro Mine - Universidade Federal do Paraná.

No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante... Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.

Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionarem à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.

Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha.

Diz-se: capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".

Um bom exemplo do erro grosseiro seria:

"A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta.

Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta".

Por favor, pelo amor à língua portuguesa, repasse essa informação..

Reabertura da Casa de Cultura de Santana do Matos







O Vereador Washington Luiz participou na noite do último sábado, dia 28, da Reabertura da Casa de Cultura Popular de Santana do Matos. Agora sob a coordenação de Leonaldo Assunção. Na ocasião houveram várias apresentações com participação das Escolas Municipais e vários artistas da terra e estavam presentes no evento além de vários populares, algunmas autoridades representantes do Governo do Estado e o nosso Paroco Padre Josino, Vereadores Airton Ovídio e Sales Araújo alem do Prefeito Assis da Padaria.

RESENHA DA CÂMARA


Aconteceu na ultima sexta feira 27 de maio no Plenário Carlos Alberto e Silva na Câmara Municipal de Santana do Matos , Sessão Ordinária; No Horário Regimental o Presidente fez a abertura e autorizou ao 2º secretário fazer a contagem dos Vereadores em Plenário, 4 , dando número legal a sessão foi iniciada, presentes os Vereadores: Erinaldo Florêncio, Fco. Sales Araújo, Airton Ovídio e Washington Luiz Junior; em seguida o Presidente determinou a leitura da Ata da Sessão anterior e leitura das matérias em pauta, do Executivo deu entrada um Projeto de Lei Nº 015/2011, que " institui metodolugia, critérios e normas para acondicionamento, manuseio, arquivaqmento temporário, arquivamento permanente ou eliminação de documentos públicos, ou gerados por particulares endereçados ao poder Executivo do município de Santana do Matos (RN), e dá outras providências", que continua em tramitação. Nesse espaço adentraram ao Plenário os Vereadores Fco. de Assis Santos e João Maria Cadó, contando com 6 Vereadores na Sessão o Presidente anunciou o pequeno expediente onde o Parlamentar dispõe de 5 minutos para justificar suas proposituras; Usou a tribuna nesse momento o Edil Airton Ovídio, que ja inscrito para o grande expediente continuou na tribuna por mais 15 minutos onde o Vereador pode faser as suas criticas e pedidos falar o que quiser o tema é livre. Na sequência o Parlamentar Washington Luiz Justificou seus Requerimentos: 031/2011 ao Pref. Mun. Assis Silva e ao Sec. Mun. de Obras José Garibelde Guimarães, no sentido de que seja reativado a ILUMINAÇÃO PÚBLICA das agrovilas de Palestina I, II e Belo Monte, comunidades Rurais deste Município. 032/2011 Ao Pref. Mun. Assis Silva e ao Sec. Mun. de Obras José Garibalde Guimarães no sentido de que seja feito a recuperação do Mercado Público no Distrito de São José da Passagem. 033/2011 Ao Pref. Mun. Assis Silva e ao Sec. Mun. de Obras José Garibalde Guimarães, no sentido de que seja feito a recuperação das Passagens Molhadas nos seguintes Rios: Varzinha, Tapuia e Santa Tereza, como também a rescuperação das estradas vicinais Varzinha, Tapuia, Tiról, Rufão, Mineiro da Barra e Riacho da porta, e estrada que liga a sede do Município. 034/2011 Ao Chefe do VII - Distrito Rodoviário DER, Magnos José dos Santos , no sentido de disponibilizar a maquina Motoniveladora para que seja feito a recuperção das estradas nas agrovilas Palestina I, II e Belo Monte. 0035/2011 Ao Diretor Geral do Departamento de Estradas e Rodagens - DER, Dr. Demétrio Tôrres e ao Chefe do VII distrito , Magnos José no sentido de que seja realizado o Rôsso e um tapa buracos na RN 041, além de colocar sinalização vertical que não existe no trecho Santana do Matos a BR 304. 036/2011 Ao Pref. Assis Silva e ao Sec. de Obras José Garibalde solicitando a necessidade de construir uma passagem molhada no Rio do Rosário na estrada que dá acesso as comunidades de Rosário, Manoel Dias, e Barrocas próximo ao Distrito de Barão de Serra Branca. O Vereador Washington Luiz fêz a justificativa de seus Requerimentos e continuou seu Discurso no Grande expediente, teceu Criticas ao Executivo com relação ao apoio ao Homem do Campo cobrou ações que venham melhorar a saúde, a Educação com geração de emprego e renda para nossa cidade e uma melhor qualidade de vida para todos os nossos irmãos santanenses, o mesmo foi aparteado pelos Vereadores Airton e Dr. Assis Santos; Na sequência Apresentou ainda 2 Requerimentos Verbais o Ao Chefe do DER, Sr. Magnos, para mendar passar a Patról na estrada que dar acesso a Serrinha. ao Prefeito Assis Silva, pedindo que o mesmo mandasse faser o Rôsso da estrada da Serrinha. Em seguida usou a Palavra no grande expediente o Vereador Sales Araújo, seguido do Vereador Erinaldo Florêncio. Passou-se a ordem do dia os Requerimentos dos Edis Washington Luiz, Airton Ovídio e Erinaldo Florêncio foram colocados em votação e aprovados por unanimidade dos Vereadores presentes. Passou-se ao periodo de justificativa do Voto, onde cada Edil dispôes de 10 minutos e não pode ser apartedo. Não Havendo Oradores o Presidente declarou encerrado a Sessão e convidou para a próxima que será realizada dia 03 de junho no horário Regimental, desejando a todos um ótimo final de samana.

Greves no RN | domingo, 29/05/2011 às 05h48