sábado, 29 de janeiro de 2011

Governo do Estado divulga nova marca e slogan.

O foco no Rio Grande do Norte é destaque na marca e no slogan adotados pelo novo Governo do Estado. A governadora Rosalba Ciarlini e o vice-governador Robinson Faria aprovaram a arte, no início da tarde desta sexta-feira (28), em reunião com o assessor de Comunicação Social, Alexandre Mulatinho.

Na marca, a sigla do estado aparece em destaque na composição dominada por tons de azul, se unindo ao vermelho do slogan, que traz a frase "Governo do RN: reconstruir e avançar". A ideia é combinar força e modernidade, expressas nas tipologias escolhidas para compor a nova arte. O material foi criado e produzido pela agência Art&C, uma das que atendem a conta do Governo desde a gestão anterior.

COMUNIDADE DE PALESTINA ll, SE MOBILIZA NO COMBATE AO AEDES EGYPTI




A Associação das mulheres, Pastoral da Criança e voluntários do Pa. \Palestina II, fizeram mobilização contra o mosquito Aedes Egypti, Foi na ultima sexta feira, Professora Neuza, a Agente de Saúde Marza, Jakson, Neguinha, Fernanda e um grupo de Jovens voluntários, Todos eles mobilizaram toda a comunidade, através de palestras, gincana e no final da tarde percorreram com uma carroça toda a vila juntando , garrafas, lixo, pneus, tatas, para que o mosquito fique sem lugares adequados para por sua lava. os trabalhos de transporte dos entulhos ficou por conta do Amigo Cabôclo em sua carroça puxada pelo Burrinho Carôcha. com a ajuda do Mosquito Miguel de carôna na carroça. Esse trabalho serve de exemplo para outras comunidades. " a Prevenção da Dengue depende de cada um de Nó" Parabens as jovens de palestina que aderiram a esta causa. . .

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

ProUni: sai hoje primeira lista de pré-selecionados para bolsas

Mais de um milhão de candidatos se inscreveram para disputar uma das 123 mil bolsas oferecidas para o primeiro semestre de 2010

O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (28) a lista dos pré-selecionados em primeira chamada para receber uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Mais de um milhão de candidatos se inscreveram para disputar uma das 123 mil bolsas oferecidas para o primeiro semestre de 2010.

Os aprovados devem comparecer às instituições de ensino para onde foram selecionados até 4 de fevereiro para matrícula e comprovação das informações prestadas durante as inscrições. A lista dos documentos que devem ser apresentados está disponível no site do programa.

Do total de bolsas oferecidas, 80,5 mil são integrais e 42,6 mil parciais, que cobrem 50% da mensalidade. As integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. As parciais são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita não passe de três salários mínimos.

Para participar do ProUni, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, atingido o mínimo de 400 pontos na média das cinco provas e não ter tirado zero na redação.

No dia 11 de fevereiro, será divulgada a lista dos pré-selecionados em segunda chamada, com prazo de comprovação de documentos até 17 de fevereiro. Caso ainda haja bolsas disponíveis, o MEC abrirá um novo período de inscrições entre os dias 21 e 24 de fevereiro. Quem já tiver conseguido uma bolsa na primeira etapa não poderá participar da segunda seleção.

MEDO E AFLIÇÃO EM ASSU

Medo e aflição em Assu
Atingidos por enchentes que devastaram suas vidas nos últimos anos, habitantes preparam-se para novos problemas

A sabedoria do homem do campo, em muitos casos, ultrapassa os avanços tecnológicos. Em Assu, a 206km de Natal, os agricultores já sabem que são dois anos de cheia e um de seca. Marcados pelos prejuízos da última enchente, em 2008, os moradores já esperam os danos para este ano. Os estragos de três anos atrás, em sua maioria, não foram sanados. O Rio Piranhas/Açu continua assoreado, com pontes e acessos destruídos. Agricultores não tem recursos para novas plantações e tem medo de perder tudo outra vez.

"A pior de todas foi 2008. E deve ter enchente de novo esse ano", declarou o agricultor Manoel Fonseca, 68, morador da região de várzea de Assu. Na última enchente ele perdeu plantações de várias culturas, conseguiu salvar o gado, que mandou para outras terras com antecedência, tirou as cabras com ajuda de uma canoa, ficou sem móveis e ainda teve a estrutura da casa danificada. Recebeu duas cestas básicas do governo federal, mais duas da prefeitura e sete meses sem pagar energia, benefício concedido pelo governo do estado. "Tinha oito mil pés de banana e perdi. Até hoje não recuperei".


Obras da ponte sobre o Rio Piranhas/Açu ainda não foram concluídas Foto: Fábio Cortez/DN/D.A.Press
Ele mora em uma área utilizada para a agricultura irrigada, que serve tanto para a plantação familiar como para grandes empresas de fruticultura e fica próximo ao Canal do Panon. O canal foi construído pelo governo do estado para receber a vazão de água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Porém, a falta de manutenção assoreou o rio ao ponto de as areias alcançarem a altura das diversas pontes do Panon. Quando a barragem ultrapassa o limite da capacidade e a água chega ao canal, gera inundações por toda região. O Panon não tem profundidade e ainda impossibilita o deslocamento da população que está próxima, já que as pontes ficam cobertas d'água. "Ano passado perdi as plantações porque não tinha como tirar daqui. Quando o prefeito coloca canoa, tudo bem, ou então, a gente fica sem nada. Se fizessem essas pontes já resolveria muita coisa".

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Perigo na estrada

Muita atenção para Quem trafega pela RN-087 que liga a cidade de Florânia a cidade serrana de Tenente Laurentino Cruz, deve ter cuidado redobrado, pois qualquer descuido pode causar um acidente. Com as fortes chuvas o asfalto cedeu provocando a abertura de uma cratera na estrada.

Fonte: vlaudeyliberato

Prefeitura de Angicos inicia corte de terra


corteterra

A Prefeitura de Angicos já iniciou o corte de terras. O prefeito Ronaldo Teixeira [PSB], determinou a secretária municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Jailma Silva de Araújo para atender 100% as solicitações.

A secretária tem recebido várias solicitações e vem atendendo a todos na medida do possível, mas adianta que todos os pedidos serão atendidos conforme determinação do prefeito.

Jailma informa que são quatro tratores realizando o corte de terra. Sendo dois da prefeitura, um cedido pelo assentamento PA Bomfim e outro alugado. “Exatamente para que a prefeitura possa atender toda a demanda, conforme determinação do prefeito, doutor Ronaldo”.

ANIVERSARIANTE DO DIA


Mensagem - Foto
Quem está mudando de ano hoje é a jovem Iracema Santos,
Fisioterapeuta, filha do Casal Dr. Assis e Marlene Marinho Santos.
Iracema,
Sorrir é o segredo para quem quer viver,
Sorrir é a aventura, é voar pelo horizonte no azul
celeste num simples fechar de olhos.
Sorrir é dar mais emoção à vida, é viver mais
intensamente, é dar mais valor as próprias lágrimas...
É torna-las com um sentimento mais profundo mais verdadeiro.
SORRIA, pois é só sorrindo que se vive mais intensamente. neste dia
que ganha mais um ano em sua vida, queremos lhe desejar um
Feliz Aniversário... Parabens.

Acabou a lua de mel

Antes mesmo de completar o primeiro mês do mandato, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) já se depara com as cobranças. Independente da situação financeira em que ela encontrou o Estado, a sociedade quer ver “o Rio Grande do Norte acontecer”, como ela prometeu durante a campanha. Os funcionários do Movimento de Integração e Orientação Social (Meios), que estão há três meses sem receber, cobram uma atitude da democrata. Os sindicatos também já pressionam a governadora. Eles querem o repasse do dinheiro dos funcionários, que é descontado em folha. Os fornecedores que não receberam já ameaçam parar de fornecer ao governo caso os débitos não sejam quitados. Enquanto Rosalba Ciarlini ainda continua em ritmo de campanha, os problemas vão caindo no seu colo. O discurso do “estado falido” tem data de validade. Ou começam as ações ou se inicia o desgaste.

Fonte: Observatário/DN

Chuvas já provocaram arrombamento de cinco açudes em Florânia

Robson Pires

As chuvas caídas nos últimos dias provocaram os primeiros arrombamentos de açudes no município de Florânia. Segundo informações repassadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, as águas levaram as paredes de pelo menos cinco açudes da zona rural, sendo três no Juazeiro do Padre, nas propriedades de Dr. Ronaldo Dantas, Manoel Grande e Pedro de Hermínio, um no sítio Barrocas, pertencente a Damião Né, além da barragem da Ipueira Cercada, de propriedade do fazendeiro Neto Evaristo, onde foi registrada uma chuva de 130 mm.

Outras comunidades continuam em alerta, já que as cheias fizeram aumentar a quantidade de águas armazenada nos reservatórios, que começaram a transbordar em diversas localidades, como alguns açudes nos sítios: Caiçara, Marias-Preta, Umarí-Preto, São Bento, Patacorô, e Pitombeira. Várias estradas rurais estão sendo consideradas intransitáveis, devido ao alto risco de atolamento.


quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

*O MUNDO ESTÁ ACABADO...**


 O Faustão está magro, Silvio Santos quebrado, Tiririca alfabetizado, o Edson Celulari divorciado e o financiamento do  novo estádio do corinthians aprovado!  O poder econômico da europa foi rebaixado, o dólar desvalorizado, o wikleaks censurado, e o uso da camisinha pelo papa foi liberado!   O imposto está elevado,  Complexo do Alemão pacificado, o salário dos deputados aumentado, a Dilma promove político encalhado e o Lula finge ser cidadão de São Bernardo!   O trânsito está complicado, o ENEM desmoralizado, O PT beneficiado e o RICHARLYSON CHAMOU O JUIZ DE VIADO???!!!*
O amigo Marcel Angelo, é um cara preparado todo dia ver nosso blog,
pois ja está viciado, ler as noticias de santana, e do mundo nos deixa informado.!!!*

PREFEITURA DE SANTANA DO MATOS AINDA NÃO INICIOU PROGRAMA DO CORTE DE TERRA


Zóiudo falou que, Agricultores do nosso município já estão preocupados pois as chuvas iniciaram mas a Prefeitura ainda não disponibilizou tratores para o corte de terra, o município dispõe de 6 tratores, e ja era pra ter em mãos um cronograma para atender ao pequeno e médio agricultor do nosso município, enquanto outros municípios como jardim de Angicos como mostra a postagem abaixo , disponibiliza 7 tratores e pretende alugar mais 2 para atender a demanda do seu município, com um trabalho a custo zero. O nosso município está parado com tratores quebrados segundo informações que nos chega, e além do mais o agricultor tem que comprar o óleo, ainda reclamam quando cobramos e criticamos a falta de apoio ao homem do campo em nosso município. Mas esperamos que não seja como no ano passado que muitos agricultores compraram o óleo e o trator nunca chegou. A secretaria de agricultura não se programou ?

Prefeitura de Bento Fernandes amplia programa de corte de terra

Agricultores de Bento Fernandes tem corte de terra a custo zero

Diante da consolidação do inverno face as últimas chuvas registradas no município, a Prefeitura de Bento Fernandes decidiu ampliar o programa de corte de terra de forma que o agricultor não perca tempo para iniciar o plantio.

O programa de corte de terra começou antes mesmo das chuvas do final de semana com 7 tratores, 2 da prefeitura , 3 dos assentamentos Canadá, Espinheiro I e TTL e 2 alugados. Diante da necessidade, a prefeitura pretende alugar mais dois para atender a demanda.

Segundo o secretário de agricultura do município de Bento Fernandes, Jário, a Prefeitura além do trator também fornece o óleo, ou seja, o agricultor tem sua terra cortada a custo zero, tudo por conta da Prefeitura, o que não acontece com os demais municípios da região.

PREVISÃO DO TEMPO PARA HOJE EM SANTANA DO MATOS/RN


Santana do Matos-RN

Condições Atuais
IUV com Nuvem
26/01/2011 08h15
Quarta-feira - 26.01.2011
TEMP. MÍNIMA
TEMP. MÁXIMA
34ºC
PROB. DE CHUVA
80 %
NASCER DO SOL
05:27:31
PÔR DO SOL
17:50:52
IUV MÁXIMO

Sem Nuvem
Chuva de curta duração e pode ser acompanhada de trovoadas a qualquer hora do dia

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Inscrições para o ProUni

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) terminam às 23:59hs de hoje. O programa do Ministério da Educação que distribui bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas foi aberto na última sexta-feira, dia 21.

Nesta edição serão oferecidas 123.170 bolsas de estudo em 1,5 mil instituições privadas de ensino superior. Do total, 80.520 são integrais e 42.650 parciais, que custeiam 50% da mensalidade.

Para concorrer às bolsas, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, ter atingido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, e a redação) e ter nota superior a zero na redação.

Rosalba Ciarlini deverá chancelar três vagas no Tribunal de Contas do Estado


Governadora Rosalba Ciarlini
A governadora Rosalba Ciarlini tem pela frente três vagas do TCE - Tribunal de Contas do Estado - para negociar com a classe política.

Em maio, o conselheiro Getúlio Nóbrega se aposenta. A vaga é dos auditores do tribunal, mas sofre influência política.

Ainda este ano, em novembro, quem se despede do TCE é o conselheiro Alcimar Torquato, ex-presidente do tribunal em cinco mandatos. A vaga de Alcimar é atribuída ao Executivo.

No início de 2012, o conselheiro Valério Mesquita veste o pijama. A vaga é da cota do Legislativo.

Mas tudo passará pela chancela da governadora Rosalba Ciarlini. E nesse momento sua assinatura vale ouro. Vale votos. Vale tudo em política.

Portanto, Rosalba poderá mudar quase metade da composição do TCE. Dos sete conselheiros, a governadora nomeará três. O melhor dos mundos para qualquer político.

Parabéns a todos os Santanenses aprovados no vestibular da UERN 2011

Os que fazem a Escola Estadual Aristófanes Fernandes parabeniza todos os estudantes aprovados no Vestibular da UERN 2011.
Abel Lameque Silva Damasceno (Concluinte 2009)
Letras Língua Inglesa – Campus Assu
Aprovado também nos cursos Química (Licenciatura) no IFRN – Campus Ipanguaçu e selecionado através do Sisu na UFERSA para o Curso de Computação e Informática – Campus Angicos.
Cinthya Karla Rodrigues Brito (Concluinte 2009)
Ciências Econômicas - Campus Assu
Emanoel Ricardo Freire (Concluinte 2009)
Letras Língua Portuguesa – Campus Assu
Jefferson Nicolau de Sousa Batista (Concluinte 2010)
Física (Licenciatura) – Campus Central (Mossoró)
Kágila Irene Silva de Medeiros (Concluinte 2010)
Ciências Econômicas - Campus Assu
Ricarte Jonatas Rodrigues Alves (Concluinte 2009)
Letras Língua Portuguesa – Campus Assu
Parabéns as estudantes aprovadas no Vestibular da UFRN 2011

Jéssica de Medeiros Nobre (Concluinte 2009)
Geografia (Bacharelado) – Campus Caicó
Aluna do Curso Técnico em Agropecuária Subsequente - Escola Agrícola de Jundiaí

Hully Danielly Macedo da Rocha (Concluinte 2009)
Ciências Contábeis (Bacharelado) – Campus Natal
Fonte: blog. do F. Damião

FORTES CHUVAS DESABRIGA DEZENAS DE PESSOAS NO VISINHO MUNICÍPIO DE JUCURUTU

Robson Pires

As chuvas dos últimos dias resultaram no alagamento de dezenas de casas em Jucurutu, na região Seridó do Rio Grande do Norte. Por volta das 22 horas desta terça feira, 25, a Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil, do 3º Sub Grupamento do Corpo de Bombeiros, em Caicó, recebeu vários pedidos de socorro da população daquela cidade.

Segundo informações do Tenente Alcione Araújo, do Corpo de Bombeiros, as águas subiram até 1,5 metros dentro das residências devido ao Rio Piranhas, que transbordou durante a madrugada, e os moradores precisaram deixar as casas. “A nossa ação em Jucurutu está voltada para a retirada de pessoas das áreas de risco bem como dos seus bens. Cerca de 500 pessoas estão desalojadas. Não há feridos em função da enchente”, disse o Tenente.

De acordo com a Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil da Instituição, o Conjunto do Dnocs foi o mais atingido pelas chuvas por estar em uma localidade a um nível mais baixo do que o restante da cidade e, por isso, há os recorrentes alagamentos.

Para reforçar as ações em Caicó e nas cidades vizinhas, o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN, encaminhou para a região uma equipe de apoio formada por militares do Grupamento de Busca e Salvamento da capital, com viaturas e embarcação. Além disso, o Tenente Coronel Josenildo Acioli, da Defesa Civil Estadual, também foi deslocado para o município, juntamente com técnicos da corporação, para vistoriar as áreas de risco e levantar a real situação da região.

Assessoria de Comunicação

Foto: Marcos Moura – Jucurutu hoje.

.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

IMAGEM DA PASSAGEM MOLHADA DO RIO VARZEA DO JUAZEIRO AINDA INTACTA E EM SEGUIDA DANIFICADA

Destruida após a cheia do rio
Passagem molhada
Esta foi a ultima imagem da passagem molhada do rio Varzea do Juazeiro, antes de ser destruida pelas aguas no inverno de 2008, mês de março muitas chuvas na região, estivemos fasendo esta fotografia atarde logo após uma forte chuvam em seguida soubemos que o açude da propriedade de José Leão de Brito, tinha arrombado, o açude alecrim já quase sangrando, a noite o volume de água aumentou, todos os açudes sangraram e o de Zé Leão foi embora, no dia seguinte amanheceu só o local onde existia a passagem mplhada, alem da barragem de Mario que tambem foi embora, dois anos se passaram e apesar dos pedidos, das cobranças por parte das lideranças locais nada foi feito até hoje, se continuar chovendo santana do matos ficará mais uma vez isolada da região de Baraão de Serra Branca e Seridó.

DNIT libera parcialmente trecho da BR 226

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte(DNIT) liberou parcialmente agora a pouco o trecho da BR 226 que foi interrompido devido a forte enxurrada que aconteceu na noite de ontem na região do Trairi.

A autorização ocorreu através de vistoria realizada pelo engenheiro do DNIT, Barcelos, que, após ver as condições do local, liberou os dois sentidos da BR 226, mas com a Polícia Rodoviária Federal controlando o trânsito.

O trecho que foi danificado pelas chuvas e liberado recentemente é o km 94.2 da BR 226 a cerca de 10 km de Tangará.

Fonte: rádio Santa Cruz

Chuvas levam ponte e deixa Santa Cruz isolada, alternativa para ir do seridó para Natal está sendo por Santana do Matos.




Informações chegadas a redação do blog na manhã desta segunda-feira(24) dão conta de que a ponte Inharé na BR 226, entre Tangará e Santa Cruz foi levada pelas águas na noite deste domingo. Foram mais de 180 milimetros de chuvas ontem. A cidade de Santa Cruz está isolada sem acesso pela BR 226.

O açude Trairi que suporta 34 milhões de metros cúbicos de água falta apenas um metro para sangrar. O rio Inharé também recebeu um grande volume de água. Diante da interdição da BR 226, o os motoristas que se deslocam da região do seridó para a capital estão utilizando a RN 203, passando por santana do Matos, mas se as chuvas continuarem hoje essa alternativa acabará logo pois há 2 km da cidade de Santana do Matos o rio varzeá do Juazeiro está com um volume de água que ja esteve intérditado a estrada nesta madrugada, mas veio baixando, está passando carros com dificuldades, pois o tráfego aumentou em 90%, nesta manhã.

Muita chuva em nossa terra, o Acçude de Santa Terezinha, está Sangrando, o Alecrim tomando bastante água, Açude da Pedra com muita água, e a expectativa é de mais chuvas nos próximos momentos.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Governo do RN anuncia fim do programa Cheque Reforma



A nova gestão estadual do Rio Grande do Norte já definiu que acabará com o programa chamado Cheque Reforma, implantado na administração de Wilma de Faria (PSB) e continuado no Governo Iberê Ferreira (PSB). “Esse é um programa de grande assistencialismo que não se enquadra na nossa diretriz, inclusive na diretriz fixada pelo Governo Federal, que já tem um programa de habitação popular muito mais abrangente”, comentou o secretário chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes.

Ele afirmou que as análises dos programas sobre a continuidade ou não independe da mudança de administração, mas da análise criteriosa do fim a que se destinam. “Iremos continuar programas como o Restaurante Popular (onde são oferecidas refeições por preço subsidiado pelo Governo) e o Programa do Leite (que distribui leite para famílias carentes”, destacou o secretário.

Ele chamou atenção também para o programa Farmácia Popular. No final da gestão Iberê Ferreira as farmácias, que fornecem medicamentos a preços subsidiados, foram fechadas pela dívida com fornecedores, mas o atual Governo deverá reabrir as unidades.

Fonte: Panorama Politico/TN